Greve dos bombeiros profissionais com grande adesão em todo o País

SAPADORES BOMBEIROS EM LUTA PELA VALORIZAÇÃO DA CARREIRA
 
Centenas de  Sapadores Bombeiros de Lisboa concentraram-se no dia 14 de Janeiro, pelas 14h30, junto do Ministério do Trabalho e Segurança Social (Praça de Londres).
 
Esta acção de protesto teve como objectivo, repudiar os projectos de lei do Governo que procuram destruir a carreira do bombeiro profissional e degradar as suas condições de aposentação a níveis inéditos e totalmente inaceitáveis.
 
A proposta do Governo prevêem, a revisão da Carreira especial de Bombeiro que tem como consequência a diminuição da remuneração base de ingresso na carreira, pois está incluindo o subsidio de penosidade e risco e ainda o subsidio de disponibilidade, a título de exemplo, um bombeiro em inicio de carreira fica a receber menos que o SMN.  Foi proposto também num outro diploma, a revisão do regime de aposentação, onde se encontra plasmado o aumento da idade  da reforma para os 60 anos com penalizações.
 
As propostas do Governo, além de revelarem um ataque sem precedentes aos direitos e expectativas destes profissionais, demonstram também uma total irresponsabilidade face aos interesses das populações. No caso de serem aprovadas, colocam em causa a eficiência e qualidade do socorro, ou seja, contribuem para a insegurança de pessoas e bens.  Atacar os Sapadores Bombeiros, é atacar as populações e também os seus direitos!
 
O Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa ( STML) , o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) e os bombeiros profissionais, irão prosseguir a luta. Decretaram um pré-aviso de Greve até ao dia 5 de Fevereiro e a realização de uma concentração em frente ao Conselho de Ministros, já para esta 5ª feira, dia 17 de Janeiro.

You are here: Home Acção Reivindicativa Greve dos bombeiros profissionais com grande adesão em todo o País